19/11/2021 às 00:53

Ensaio retrô - quer saber mais?

16
4min de leitura

Talvez você já tenha visto em minhas redes sociais sobre os ensaios retrô que estou fazendo, ou tenha visto as fotos aqui mesmo no site. Quer saber como é a ideia? Bom, vou começar contando de onde essa ideia surgiu...

Até pouco tempo atrás eu fotografava apenas com minha câmera digital, como todo fotógrafo normal. Então eu li alguma coisa sobre alguns pontos positivos que os filmes 35mm - antigos - teriam em relação às imagens das câmeras digitais, e em breve quero fazer uma postagem sobre esse assunto também... Mas enfim, isso me despertou curiosidade, e então eu lembrei que tínhamos na família uma câmera antiga - de uns vinte anos - que nunca tinha sido usada. E era uma câmera profissional - SLR. Foi só comprar o filme, as baterias e tava pronta para o uso.

Então eu propus à modelo do ensaio seguinte - e ela aceitou - que eu pudesse tirar umas fotos com essa câmera antiga experimentalmente. Estudei bastante a câmera antes. Mas de fato seria um mistério saber se as fotos iriam sair boas ou não, pois numa câmera de filme - e quem é mais antigo vai lembrar - você só sabe se as fotos ficaram boas depois, quando revela o filme. Não tem visor. Não tem como deletar a foto e fazer outra.

No ensaio, eu ia usando a câmera digital normalmente, mas de vez em quando eu pegava a analógica e fazia uma foto. E em geral era um "tiro" e deu, era isso, bora para a próxima, kkkk.

E essa câmera tem uma função que as digitais não têm, que é a Múltipla Exposição. Funciona assim: você tira uma foto, e depois recarrega o obturador sem movimentar o filme. Em geral o filme passaria para o lado, dando lugar para um novo "quadro" em branco, para uma nova foto. Contudo, na Múltipla Exposição, o filme não movimenta, permitindo então que se tire uma segunda foto em cima da primeira. E você pode fazer até mais de duas, se quiser. Enfim, eu tinha uma ideia de como seria, pois tinha estudado a respeito e visto fotos de exemplo, porém na prática seria a primeira vez que iria usar isso. Foi uma experiência dentro da experiência, hehe.

Para revelar, um novo drama... Levei nas lojas que revelam filmes 35mm, e, para a minha surpresa, nenhuma delas trabalhava mais com revelação de filmes preto e branco, somente com filme colorido. O processo químico é diferente. Pois é, eu tinha comprado um filme preto e branco pelo Mercado Livre, pois, se procurar aqui em Caxias, não se encontram mais à venda. Só há os coloridos mesmo. O único lugar que eu encontrei que ainda revelava era uma loja em Novo Hamburgo. Eu já estava até com vontade de comprar os químicos e tentar fazer eu mesmo, mas daí eu correria o risco de fazer besteira e perder o filme, já que não tenho a prática.

Para a minha sorte, um professor da UCS entendeu o meu drama e me ajudou, revelando o filme para mim. Com o filme revelado, eu pude levar às lojas aqui de Caxias que digitalizam, ou seja, passam a imagem do negativo para o formato digital.

E só daí que pude ver o resultado: das vinte fotos que bati, todas saíram! Porém, fiz a minha seleção, como sempre, e escolhi apenas dez como "dignas" de serem admiradas, hehe. E isso é um ótimo número!! As fotos ficaram com um feitio "dark", "old school", misteriosas, dramáticas... E até as de múltipla exposição, que eu nem achava provável que dessem muito certo, no fim ficaram "surrealmente lindas"!! Desculpem as muitas aspas, mas é que me fogem palavras e expressões comuns para descrevê-las, hehe.

Então, eu me dei conta de que correu muito melhor do que eu esperava. Foi como se eu inaugurasse um novo estilo de fotos na minha fotografia, algo bem diferente. E eu "nem gosto" de fotos diferentes, não é? Isso me abre muitas novas possibilidades artísticas!

Bom, em um próximo ensaio, vou preferir não usar mais filmes preto e branco. Vou comprar os coloridos mesmo, e, após a digitalização, eu poderei optar por retirar as cores. Dependendo do que o cliente quer, posso até deixar algumas coloridas, outras em preto e branco. Depende da ideia que surgir, da proposta do ensaio. O importante é que ainda terão aquele aspecto envelhecido, de foto antiga, aquela granulação de filme, e até alguns grãos de poeira... Tudo isso faz parte do estilo. É como se você tivesse aberto uma gaveta, encontrado um filme antigo e mandado revelar para descobrir que imagens têm nele. Enfim, poderia ficar escrevendo muito ainda, mas não vou me alongar. Acompanhe os próximos posts, pois ainda vou falar mais sobre os ensaios retrô, os filmes 35mm, vantagens e desvantagens, entre outros assuntos.

Este, então, foi o primeiro post deste blog. Obrigado por ler até aqui! :)

19 Nov 2021

Ensaio retrô - quer saber mais?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

câmera antiga Caxias do Sul ensaio ensaio fotográfico fotografia Fotógrafo em Caxias do Sul preto e branco retrô vintage

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp